quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dias de frio





Jandira não  gosta de sol,gosta de sombra e até  mesmo frio...vento não. Mas dias frios e chuvosos a encantam. Eu já é o contrário, mesmo não gostando de passar calor ( vamos combinar que ninguém gosta ), prefiro o sol, as tardes ensolaradas de outono e os fins de tarde de verão.
Neste meu tempo na ilha nunca vi invernos tão rigorosos por aqui. Em meu tempo é a primeira vez inclusive que pude contemplar  a neve em em meus horizontes litorâneos, nem imaginava que isso fosse possível...enfim um presente que o friozinho nos deu, dias atrás. Mas o frio continua e aproveito pra pensar aqui o porque Jandira gosta tanto deles e o que vejo por ai que fazem dos dias chuvosos e frios tão acolhedores e mágicos pra mim .
Quando a gente pensa em frio logo pensa em ficar em casa, logo pensa em comida, em bebida quente , e tem um quê de coisa boa em tudo isso. Quando o assunto é comida e frio parece que combina com quase tudo e que esse quase tudo vai chocolate...e se for quente melhor. Pra beber não é segredo para ninguém que não dispenso um bom café . Mas quando o friozinho vem, chega  junto também uma preguicinha uma vontade de ficar junto um sentimento gostoso... e isso pede um bom vinho.  Se o programa for em família eu não dispenso um bom filme e uma boa pipoca e nisto eu e Jandira estamos de pleno acordo.
 Mas também tem bastante coisa boa num dia frio pra quem sai na rua...tirando o trânsito é claro.
Já experimentou ir ao mercado em dia de chuva? Ao banco? Ou resolver aquela burocracia que a tempo está pra resolver? Pois... é quando a mágica do dia chuvoso acontece.  As filas? Cadê elas? Ou não existem, ou estão bem menores do que de costume...
Acho eu, estão todos no trânsito ( risos ). Recomendo neste caso fujir dos horários de pico ou ir a pé. E aí chamo atenção pra outro fato engraçado: dia de sol todo mundo encontra  todo mundo , todo mundo se cumprimenta... e dia de chuva? Já percebeu como é? É um bate bate de guarda chuva, cara-feia pra cá, cara feia pra lá...o carro passa na poça molha um,  o outra xinga a mãe. Mas o que tu escuta mesmo são as buzinas e o preço da capa de chuva... E eu no meu silêncio acho graça...alguém tem que achar...
Certa vez num dia de chuva notei uma propaganda antiga escrita em um banco da praça XV, que em qualquer outro dia não notaria, uma vez que sempre tem alguém sentado por ali... A propaganda dizia o seguinte: “ Padaria Brasil : a única com forno elétrico” e eu ri de novo,  ri sozinha mas tive a certeza ,dias de chuvas também tem seus encantos.


Um comentário:

  1. Concordo! Em meus tempos de Porto Alegre nesses dias eu preferia fazer uma tour pelas exposições. Já tinha um roteiro pronto que fazia: São Pedro, Margs, Mario Quintana e Usina do Gasômetro.

    ResponderExcluir